Otimização de Sites: Técnicas SEO para Ferramentas de Busca

otimização de sites
otimizar site seo

Milhares de pessoas buscam por informações todos os dias nos grandes mecanismos de buscas. Por isso, que a otimização de sites é algo para se levar em consideração! Deixar o site/blog bem posicionado não é uma tarefa fácil, demandando tempo e muito estudo.

Quem possui uma página web tem um sonho em comum: estar no topo do buscador do Google! Já imaginou as pessoas em qualquer lugar do planeta pesquisarem por um assunto específico e a sua página ser uma das primeiras a aparecer na pesquisa?

O SEO, te ajuda a alcançar esse feito. Vamos ver juntos como fazer a otimização de sites?

Otimização de sites o que é?

o que é seo
o que é seo

O termo SEO nada mais é que a abreviação de Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de busca) , ou seja, trata-se de uma técnica que consiste, basicamente, em melhorar o rankeamento dos sites, blogs e afins, nos mecanismos de busca, tornando as páginas mais atrativas.

É de fundamental importância para quem deseja crescer na web que saiba utilizar a Otimização de Sites a seu favor, pois o rankeamento da sua página interfere de forma extremamente positiva no seu crescimento, uma vez que, ficará mais acessível aos usuários obterem acesso à sua página, estando ela bem rankeada nos buscadores.

Como deixar seu site para que ele seja melhor posicionado nos principais mecanismos de buscas?

Entendendo as pesquisas

É do conhecimento de estudiosos da área que as pessoas buscam mais na rede por assuntos específicos do que por sites em si, ou seja, quanto mais informações relevantes e diretas você colocar nas suas postagens, mais fácil de ser encontrada nas pesquisas a sua página será.

Lembre-se que a clareza de suas informações interfere diretamente no sucesso do seu rakeamento. Muitas pessoas buscam por uma palavra específica, pois querem saber algo, mas desconhecem o assunto, sabem apenas uma palavra-chave, por isso, é importantíssimo definir essas palavras-chave para facilitar as buscas.

Dicas de como melhorar o posicionamento no google

Existem algumas dicas na Otimização de Sites que facilitam o seu dia a dia além de posicionarem mais facilmente a sua página nos buscadores, pois ajudam os própios sites de busca a entenderem melhor as propostas do seu site para, assim, repassá-las para quem pesquisa. Vejamos agora como melhorar o posicionamento no google e em outros buscadores:

  • Tema: O layout do seu site precisa ser responsivo para ter um bom posicionamento, ou seja, ser adaptado para todos os dispositivos (desktop,notebook, tablet e smartphone).

 

  • Palavras-Chave: Para ajudar na Otimização de Sites é fundamental que você escolha palavras-chave para suas publicações. Elas devem aparecer durante o texto ou anexadas às imagens, mas cuidado para não exagerar, é necessário uma boa dosagem dessa ferramenta.

 

  • Imagens: Lembre-se que muita gente pesquisa assuntos pelo buscador de imagens, por isso, é aconselhável ao menos uma imagem nas publicações, pois as torna muito mais atrativas e sem esquecer, é claro, de anexar palavra-chave nela, afinal, as buscas podem ser por imagens no Google.

 

  • Servidor: Escolha um servidor seguro para hospedar seu site e pesquise se ele é estável no rankeamento. Estude sobre sua história no mercado e seus benefícios. Esse passo é muito importante para obter sucesso.

 

  • Conteúdo da Publicação: E por último, mas não menos importante, diria até mais importante que tudo, é manter uma boa qualidade de publicação, com temas em alta nas pesquisas e com informações concisas e atrativas, que não enfadem o leitor.

O tempo de permanência das páginas

como fazer otimização de sites
como fazer otimização de sites

O tempo que os usuários passarão em sua página é, talvez, o principal fator rankeador para o Google reconhecer sua página como “importante” e colocá-la no topo das pesquisas. Esse fator é fundamental para entender a Otimização de Sites.

Às vezes entramos em sites atrativos e precisamos de informações que ele contém para fazermos um artigo da faculdade ou uma simples pesquisa pessoal, você já fez isso? Tenho certeza que sim! E, por vezes, no intuito de apressar as coisas, copiamos e colamos no word as informações. Mas já percebeu que alguns sites não permitem que se copie?

Isso não ocorre pelo fato do autor do site não querer que você copie suas informações, mas pelo simples motivo de que para copiar, você necessitará ler e ir transcrevendo tudo, ou seja, seu tempo de permanência será bem maior do que se tivesse copiado e colado.

Essa estratégia é excelente, mas lembre-se que, para uma pessoa ficar minutos no seu site, transcrevendo um texto que não pode ser copiado, o conteúdo tem que ser extremamente atrativo.

Quem tem paciência para ficar num site que demora para carregar? Na Otimização de Sites é preciso deixar a página leve, com figuras que carreguem rápido, pois isso é levado em consideração pelo Google e páginas lentas são passadas para trás pelas mais rápidas.

Para concluir:

Podemos ver que há uma série de fatores que influenciam no sucesso de uma página na web e, muito além do que foi exposto aqui, existem cursos que auxiliam no conhecimento dessas ferramentas de melhoria e Otimização, para que, postas em prática corretamente, possam alavancar as visitas no seu site.

Não dê bobeira quando o assunto for o seu rankeamento, não se trata de uma questão de ego, mas quem tem um site, quem dedica o seu precioso tempo para alimentar uma página, tem o objetivo de atingir pessoas e obter retorno por isso, principalmente financeiro.

Quem entende de técnicas de SEO para produção de texto, saem na frente da concorrência!

Sites e blogs que copiam conteúdo na web são mal vistos pelos buscadores. Escreva conteúdos originais e sem erros de português para não ser penalizado e cair no ranking de buscas.

Por essa questão abuse das dicas, otimize o seu site, tenha novas ideias, seja criativo e use a Otimização de Sites a seu favor, para poder crescer e sair da mesmice. Já imaginou  digitar uma palavra na pesquisa do Google e o seu site estar na primeira página? Sensacional não é?!

Então mãos à obras e sucesso!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *